terça-feira, 29 de junho de 2010

AmorPolis














Da escola EB1 de Albergaria-a-Nova e Jardim de Infância surgiu em Maio o convite, à semelhança de que já tinha sido feito a outras pessoas de outras áreas artísticas e profissionais (ex. Henk Van Twilert, músico holandês), para a execução de um trabalho de pintura em directo com os alunos. O tema era livre e também ao meu critério ficaria a forma como todo o processo se desenrolaria.
Optei pelo tema das “cidades imaginárias” e pelo trabalho partilhado com os miúdos.
Com eles, e numa breve introdução escolhemos o nome de AmorPolis e expliquei que a dinâmica da feitura do trabalho se iria desenvolver, estabelecendo um paralelismo com as próprias dinâmicas de crescimento das cidades.
Caóticas e pouco estruturadas, no início, tenderiam a crescer de uma forma cada vez mais metódica e organizada, tentando ser, por força do empenho colectivo e pessoal , um espaço cada vez mais inclusivo, tolerante, qualificado e pacífico.
Do primeiro “amontoado” de desenhos e rabiscos que traduziram o entusiasmo de todo o grupo, a tela ia lentamente sendo um espaço de partilha e aceitação, não obstante a necessidade (como acontece às cidades!) de terem, sob uma ordem estabelecida, que ser renovadas, esbatidas e acrescentadas constantemente as participações de cada individuo nela.
Por fim, e por me caber o papel de “Urbanista Sénior” nesta “empreitada”, o trabalho foi por mim concluído já em “atelier” (com muito mais silêncio e sossego!!! )
A obra foi oferecida por mim à escola para dela fazer parte.
Aproveito para agradecer e todos os envolvidos (grandes e pequenos!!) a colaboração prestada.

Fernando Gaspar
















Fernando Gaspar na introdução da empreitada ao grupo de alunos























AmorPolis, 2010, acrílico e colagem sobre tela, 100x200cm(díptico)
Fernando Gaspar
EB1 Albergaria-a-Nova + Jardim Infantil

Sem comentários:

Enviar um comentário