terça-feira, 29 de junho de 2010

AmorPolis














Da escola EB1 de Albergaria-a-Nova e Jardim de Infância surgiu em Maio o convite, à semelhança de que já tinha sido feito a outras pessoas de outras áreas artísticas e profissionais (ex. Henk Van Twilert, músico holandês), para a execução de um trabalho de pintura em directo com os alunos. O tema era livre e também ao meu critério ficaria a forma como todo o processo se desenrolaria.
Optei pelo tema das “cidades imaginárias” e pelo trabalho partilhado com os miúdos.
Com eles, e numa breve introdução escolhemos o nome de AmorPolis e expliquei que a dinâmica da feitura do trabalho se iria desenvolver, estabelecendo um paralelismo com as próprias dinâmicas de crescimento das cidades.
Caóticas e pouco estruturadas, no início, tenderiam a crescer de uma forma cada vez mais metódica e organizada, tentando ser, por força do empenho colectivo e pessoal , um espaço cada vez mais inclusivo, tolerante, qualificado e pacífico.
Do primeiro “amontoado” de desenhos e rabiscos que traduziram o entusiasmo de todo o grupo, a tela ia lentamente sendo um espaço de partilha e aceitação, não obstante a necessidade (como acontece às cidades!) de terem, sob uma ordem estabelecida, que ser renovadas, esbatidas e acrescentadas constantemente as participações de cada individuo nela.
Por fim, e por me caber o papel de “Urbanista Sénior” nesta “empreitada”, o trabalho foi por mim concluído já em “atelier” (com muito mais silêncio e sossego!!! )
A obra foi oferecida por mim à escola para dela fazer parte.
Aproveito para agradecer e todos os envolvidos (grandes e pequenos!!) a colaboração prestada.

Fernando Gaspar
















Fernando Gaspar na introdução da empreitada ao grupo de alunos























AmorPolis, 2010, acrílico e colagem sobre tela, 100x200cm(díptico)
Fernando Gaspar
EB1 Albergaria-a-Nova + Jardim Infantil

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Avulsas
























fernando gaspar, pintura
O velho e o mar, 2002, acrílico sobre cartão, 34x23cm

terça-feira, 22 de junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Silêncios

http://www.youtube.com/watch?v=BM7i3cP85dU

Série de trabalhos recentes, desenhos exploratórios, esquiços...mão à solta com lápis. Lugares guardados que se mostram.
Silêncios. Música caligrafada sobre e por entre tinta. Silêncios para Arvo. Treze, não mais...por agora.

fernando gaspar, pintura

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Avulsas
























fernando gaspar, pintura
diablesse, acrílico sobre tela, 100x80cm

sábado, 12 de junho de 2010

Vagueira, marca

A convite de alguns dos membros fundadores da recentemente constituída Associação Empresarial da Vagueira, também amigos de longa data, para a elaboração de uma marca para a nossa praia, desenvolvi o trabalho que aqui apresento.

Tive o cuidado de deixar bem claro a este grupo que o meu papel na resposta a este pedido não se deveria confundir em momento algum com o da necessidade da elaboração de um rigoroso processo de Branding, feito por um especialista da área, acedendo eu e sem me querer fazer passar por algo que não sou, dentro das minhas competências profissionais como artista plástico, ajudar naquilo que estaria ao meu alcance e das minhas faculdades como tal.

Pesou no veemente pedido, certamente, o amável e gratificante reconhecimento desse grupo de amigos pelo meu trabalho como pintor, assim como o meu conhecimento da realidade cultural, social e até geográfica da praia da Vagueira. Pesou na minha resposta, não a vontade de ceifar seara alheia, mas a de, esclarecidas as circunstâncias, colaborar de forma humilde mas dedicada, com algo que, nesta terra ouse se levantar da aridez do chão e por me parecer genuíno e bem-intencionado, merece este meu pequeno apoio.

É para mim, há mais de quarenta anos, um local que elejo por motivos vários. Desde logo, por tradição familiar se ocorria a este lugar por tudo e por nada – desde que me lembro como gente, aqui se fazia a praia, as pescarias, as caldeiradas no inverno. Mais tarde os emancipados passeios de bicicleta, os romances com sabor a óleo de coco de cada campanha estival. Os mergulhos e cagaços no mar gélido, conquistas com sotaque pelas dunas e a Vespa amarela, cavalo fumegante e fiel, pingando óleo e amor… pelas, agora avenidas, caminhos de macadame ondulante, de então.

Assim, pondo mãos ao trabalho, tratei de procurar o elemento unificador, a matriz primordial deste lugar e das gentes que nele vivem e trabalham – cruzar o pitoresco da Xávega com as mais recentes artes da vida - o gesto e o grafismo mais remoto que me ocorreu foi o Pentagrama. Sino Saimão para estas bandas, é a marca mais entranhada na cultura destas gentes. Manifestação pagã que assinala a fé e a coragem na proa do barco. O compromisso selado com as forças da Natureza. Sinal que se esqueceu por baixo da demão Robialac mas que a cabeça ainda lembra e a mão exercita como prova de passagem. Afirmação da estirpe, cunho de rebeldia, gatafunho provocador… benzedura e quebra-enguiço…

fernando gaspar, junho de 2010


Algum do material que consta da pesquisa e Apresentação do trabalho:

O objectivo deste trabalho é o de criar uma marca visual para uma Praia da Vagueira, capaz de a representar dentro e fora dos seus limites geográficos, nas diversas vertentes da actividade empresarial, social e cultural.

A partir da utilização da iconografia popular típica de uma das manifestações mais intrínsecas das suas gentes – Arte Xávega – pretende-se reabilitar o gesto gráfico, outrora rude e empírico, para uma versão mais intencional e consentânea com as exigências imagéticas actuais, mantendo e preservando o seu valor mágico e simbólico, numa perspectiva unificadora e identitária das gentes naturais e das que tem escolhido esta terra como sua.

O icon identificado com a Arte piscatória da Vagueira é a Estrela de Cinco Pontas, Pentagrama, Pentalpha, Signum Salomonis, Sino Saimão.

A única certeza associada a esta figura geométrica é que ela faz parte das representações gráficas mais remotas da inteligência Humana. Pelo mistério que encerra na sua carga simbólica e mágica, tem despertado ao longo da história interesse e dedicação, desde Pitágoras, Leonardo Da Vinci, Goethe, Levi, etc.

Contrariamente a outros símbolos usados em embarcações da nossa costa, cuja fonte mais provável será a influência náutica mediterrânica, o Pentagrama pode ter também uma origem em culturas mais Atlânticas.





















Pentagrama Druida



















Origem e data não identificada

















Pentagrama, Da Vinci
























Sino Saimão, parede em Gafanha da Boa-Hora
























Sino Saimão, prôa de barco moliceiro

















Pentagrama, esquema geométrico
























estudo de logo, mão livre
























logo, final


maio e junho de 2010
fernando gaspar, pintor

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Todo e as Partes
























fernando gaspar, pintura
sal_azar, 2008, acrílico sobre tela, 120x100cm

















detalhe (cabeça)











detalhe (gravata)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Avulsa























fernando gaspar, pintura
mosquito, 2006, acrílico e colagem sobre tela, 120x120cm

terça-feira, 8 de junho de 2010

Avulsas























fernando gaspar, pintura
encontro, 2005, acrílico sobre tela, 120x120cm

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bem ditos
























Texto em saco de papel, de autor que desconheço (com pena!)

sexta-feira, 4 de junho de 2010

8 lugares para uma memória






















fernando gaspar, pintura
lugar para uma memória #7, 2009, acrílico sobre tela





















fernando gaspar, pintura
lugar para uma memória #8, 2009, acrílico sobre tela

quinta-feira, 3 de junho de 2010

+2






















fernando gaspar, pintura
lugar para uma memória #5, 2009, acrílico sobre tela






















fernando gaspar, pintura
lugar para uma memória #6, 2009, acrílico sobre tela

quarta-feira, 2 de junho de 2010

8 lugares para uma memória (cont.)























fernando gaspar, pintura
lugar para uma memória #3, 2009, acrílico sobre tela, 40x40cm























fernando gaspar, pintura
lugar para uma memória #4, 2009, acrílico sobre tela, 40x40cm